quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Vatapá de Peixe e Camarão

Hoje foi o batizado da minha sobrinha Amanda. Depois da igreja, nos reunimos da casa da minha irmã para comemorarmos. Uma boa desculpa para reunir família e amigos e comer comida da boa. A ideia era fazer um vatapá, já que tinham uns camarões dando sopa. Eu já tinha feito antes esta receita, mas quando é para mais gente é sempre uma aventura. E lá fui eu para a cozinha. Imagina uma paulista fazendo vatapá para um monte de cearenses. Eles elogiaram e eu dei graças a Deus!

Na pressa do momento, não tirei nenhuma foto do prato. Espero que alguma das 3 ou 4 máquinas que estiveram por lá me mandem uma fotinha. E aí eu posto aqui com o maior prazer. Mas, por enquanto, só a receita mesmo. E é tão simples que até o pessoal de Santa Catarina que estava aqui anotou a receita.

Tempo de preparo: 0h40
Grau de Dificuldade: Fácil
Serve 4 pessoas

Ingredientes
5 Filés de peixe (eu prefiro os branquinhos, como tilápia)
5 Pães
Leite suficiente (Vai menos de 1L)
2 col. sopa de Azeite de dendê (Hoje em dia já é tranquilo encontrar nos supermercados. O pessoal do Sul me garantiu.)
1 vidro de leite de coco (200ml)
1 cebola
Cheiro verde a gosto (eu considero cheiro verde = salsinha + cebolinha, mas para os apreciadores de coentro, pode dispensar a salsinha)

Vai precisar também de uma panela grande e de um processador (o liquidificador até aguenta, mas dá pena do bichinho)

Preparo

  1. Embeba os pães no leite até ficarem encharcados e deixe de molho;
  2. Cozinhe o peixe já temperado com sal no vapor (pode ser na água mesmo) até ficar todo cozido;
  3. Descasque a cebola e junte com os pães e o cheiro verde. Bata no processador ou no liqui. Se for no liqui, vai aos poucos e acrescenta leite e dá uma mexidinha no fundo sempre que enroscar);
  4. Coloque a pasta batida na panela e ligue o fogo. Acrescente o vidro todo de leite de coco e incorpore;
  5. Acrescente o peixe cozido e continue mexendo até desmanchar todo. 
  6. Coloque 2 a 3 colheres do azeite de dendê e vá misturando até ficar bem amarelinho e está pronto!
É sério, gente. É só isso. Aí dá pra acrescentar camarão descascado junto com o peixe, que foi o que fiz hoje. Ainda tem a opção de fazer vatapá de frango. Aí é só cozinhar e desfiar o frango. É uma delícia. Me lembra muito as comidas deliciosas da pracinha da Gentilândia aqui em Fortaleza. Esta praça ainda rende um bom post.

Nenhum comentário:

 
;