Mostrando postagens com marcador queijo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador queijo. Mostrar todas as postagens
quarta-feira, 4 de julho de 2012 0 comentários

Mac and Cheese





Tempo de Preparo: 1h
Grau de Dificuldade: Fácil
Serve 4 pessoas

Ingredientes


Para o molho branco:
1L de leite integral
1 colher generosa de margarina (pode ser manteiga, dá mais sabor mas é mais gordo)
1/2 cebola descascada
1 Folha de louro

Para engrossar o molho:
2 Colheres de sopa de margarina
2 Colheres de sopa de farinha de trigo

Para o macarrão:
1 Pacote de macarrão Caracolinho (usamos o da Petybon)
1 Copo de Requeijão tipo Cheddar
1 Bandeja de queijo prato fatiado
1 Caixinha de tomate cereja
1 Pedaço de queijo parmesão (para ralar)
Pimenta Calabresa a gosto
Sal a gosto
Óregano a gosto

Preparo

Molho Branco:

  1. Coloque o leite com a margarina, a 1/2 cebola descascada e a folha de louro em uma panelinha e leve ao fogo até ferver. Fique de olho porque senão o leite sobe e faz a maior sujeira;
  2. Em uma frigideira, derreta as 2 colheres de margarina e acrescente a farinha de trigo até virar uma pastinha. Se ficar muito grosso, coloque mais margarina. Se ficar muito líquido, mais margarina;
  3. Retire a cebola, a folha de louro e a espuma nojentinha que fica em cima do leite fervido. Acrescente a misturinha feita no passo 2 e ligue o fogo novamente. Mexa vigorosamente. Eu recomendo usar um batedor (aqueles de bater ovo serve). Aí é só mexer bem até engrossar;
  4. Tempere a gosto com sal e pimenta branca (se usar a preta fica cheio de pontinhos)
Macarrão:

  1. Coloque o macarrão para ferver em uma panela bem grande. Pode acrescentar um pouco de sal pra pegar gosto. Nesta receita usei 2/3 do pacote;
  2. Escorra o macarrão e faça camadas começando pelo molho, depois macarrão, depois fatias de queijo prato, depois o cheddar. Coloque em um refratário fundo. Tem que ser bem grandão senão não vai caber tudo;
  3. Termine com molho por cima e acrescente o parmesão já ralado;
  4. Corte os tomatinhos no meio e coloque-os virados para cima. É só espalhar pelo macarrão;
  5. Leve ao forno por uns 30 minutos. Mas é bom ficar checando pra ver se já está legal. Quando estiver gratinadão é só tirar e morrer de comer.
segunda-feira, 29 de agosto de 2011 0 comentários

Suflê de Queijo

Tempo de preparo: 0h50
Grau de dificuldade: Médio
Serve 4 pessoas



Esta receita de suflê de queijo veio da minha revista preferida, a Gloss (edição 47 com Bianca Bin na capa). Na revista, além de muitas matérias de moda, beleza, comportamento, dinheiro e afins, tem uma seção de receitas bacanérrimas chamada COMIDINHAS, comandada pela Mariane Maciel, do Faux Gastro.
Eu testei encasquetei com a receita e resolvi tentar na minha temporada com meus pais em Aracaju. Ficou arrasa quarteirão e acabou rapidinho. Mal deu tempo de tirar a foto. Como vocês podem ver, tem uma colher em um deles. Mas isso é só prova de que ficou delicioso.

Ingredientes

3 col. Sopa de manteiga
3 col. Sopa de farinha de trigo
1 copo de leite quente
1 copo de queijo ralado (sugestão: emmental, gruyère ou estepe*)
4 gemas e 5 claras de ovos
Sal e pimenta branca a gosto

* Na hora das compras eu estava sem a revista e acabei comprando o queijo estepe. Ficou muito bom!

Preparo
  1. Em uma panela, derreta a manteiga e adicione a farinha, mexendo sempre.
  2. Acrescente o leite quente e mexa bem.
  3. Desligue o fogo e acrescente as gemas, uma a uma.
  4. Tempere com sal, pimenta e noz moscada e deixe esfriar.
  5. Unte uma forma média ou 2 pequenas ou 4 forminhas individuais com manteiga
  6. Pré-aqueça o forno a 180 graus.
  7. Bata as claras em neve na batedeira e misture 1/3 dela junto com o queijo ralado ao creme morno.
  8. Incorpore o restante das claras DELICADAMENTE ao creme para que cresça.
  9. Coloque na forma e asse por uns 30 – 40 minutos.
  10. Servir imediatamente. Eles murcham depois de um tempinho.
  11. Tire uma foto da sua obra prima e mande para joeyzinha@gmail.com



 
;