Mostrando postagens com marcador massas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador massas. Mostrar todas as postagens
domingo, 28 de julho de 2013 0 comentários

Macarrão Fim de Mês

Todo mundo sofre na última semana do mês. O salário já acabou e é preciso se alimentar de alguma forma, não é mesmo? Eu sofro com isso sempre! Então o jeito é usar a criatividade e escolher ingredientes que sobram em casa ou que são mega baratinhos. Foi assim que saiu esse macarrãozinho delícia pra comer no fim do mês.




Tempo de Preparo: 30 minutos
Grau de Dificuldade: Muito fácil
Serve 1 pessoa

Ingredientes
1 punhado de macarrão tipo espaguete (ou o que você tiver em casa);
1 pacotinho de sopa Vono (fiz com o de frango e milho, mas dá pra criar variações incríveis)
4 pés de brócolis congelado (opcional ou trocável por qualquer outra coisa que tiver em casa, tipo bacon, presunto, queijo, requeijão...)
1 colher de margarina
Temperos a gosto (uma pitada de sal já resolve)

Preparo

  1. Cozinhe o macarrão em água fervente. Se for fazer com brócolis, já joga ele lá também;
  2. Escorra o macarrão deixando só um fundinho da panela de água (o suficiente pra diluir o pozinho da sopa);
  3. Acrescente a sopa em pó e misture bem até dissolver tudo;
  4. Acrescente uma colher de margarina pro sabor ficar mais tchururu e pronto.


quarta-feira, 4 de julho de 2012 0 comentários

Mac and Cheese





Tempo de Preparo: 1h
Grau de Dificuldade: Fácil
Serve 4 pessoas

Ingredientes


Para o molho branco:
1L de leite integral
1 colher generosa de margarina (pode ser manteiga, dá mais sabor mas é mais gordo)
1/2 cebola descascada
1 Folha de louro

Para engrossar o molho:
2 Colheres de sopa de margarina
2 Colheres de sopa de farinha de trigo

Para o macarrão:
1 Pacote de macarrão Caracolinho (usamos o da Petybon)
1 Copo de Requeijão tipo Cheddar
1 Bandeja de queijo prato fatiado
1 Caixinha de tomate cereja
1 Pedaço de queijo parmesão (para ralar)
Pimenta Calabresa a gosto
Sal a gosto
Óregano a gosto

Preparo

Molho Branco:

  1. Coloque o leite com a margarina, a 1/2 cebola descascada e a folha de louro em uma panelinha e leve ao fogo até ferver. Fique de olho porque senão o leite sobe e faz a maior sujeira;
  2. Em uma frigideira, derreta as 2 colheres de margarina e acrescente a farinha de trigo até virar uma pastinha. Se ficar muito grosso, coloque mais margarina. Se ficar muito líquido, mais margarina;
  3. Retire a cebola, a folha de louro e a espuma nojentinha que fica em cima do leite fervido. Acrescente a misturinha feita no passo 2 e ligue o fogo novamente. Mexa vigorosamente. Eu recomendo usar um batedor (aqueles de bater ovo serve). Aí é só mexer bem até engrossar;
  4. Tempere a gosto com sal e pimenta branca (se usar a preta fica cheio de pontinhos)
Macarrão:

  1. Coloque o macarrão para ferver em uma panela bem grande. Pode acrescentar um pouco de sal pra pegar gosto. Nesta receita usei 2/3 do pacote;
  2. Escorra o macarrão e faça camadas começando pelo molho, depois macarrão, depois fatias de queijo prato, depois o cheddar. Coloque em um refratário fundo. Tem que ser bem grandão senão não vai caber tudo;
  3. Termine com molho por cima e acrescente o parmesão já ralado;
  4. Corte os tomatinhos no meio e coloque-os virados para cima. É só espalhar pelo macarrão;
  5. Leve ao forno por uns 30 minutos. Mas é bom ficar checando pra ver se já está legal. Quando estiver gratinadão é só tirar e morrer de comer.
quarta-feira, 31 de agosto de 2011 0 comentários

Franguinho Gourmet


Então. Já faziam 2 dias que eu não postava e comecei a sentir a pressão. Quero ver mais gente me visitando, comentando, tentando. E pra isso é preciso manter o blog fluindo. Pra que isso aconteça, parei de assistir meu novo vício: Pretty Little Liars. A série é ótima e já estou no sexto episódio da primeira temporada. Adorei o climinha de suspense. Bom pra ver com as amigas, né? Aí, para acompanhar, dá para impressionar com essa receitinha fácil, bem do tipo "fiz com que achei na geladeira".

Quem curtiu comigo foi a minha irmã. Quer saber se ela gostou? Olha as fotos dela comendo:


É uma trouxinha de papel alumínio com frango embaixo e macarrão ao molho branco por cima. Na verdade é uma adaptação de uma receita que encontrei por aí faz muito tempo e sempre faço em casa. A receita original é com peixe, spaghetti, tomate picadinho, alho e cheiro verde. Depois coloco ela por aqui. Mas já fiz em Aracaju para meus pais e eles adoraram!

Tempo de Preparo: 0h50
Grau de Dificuldade: Fácil
Serve 2 pessoas

Ingredientes
6 filezinhos da Sadia
2 xícaras de leite
1 col. de sopa de margarina
1 pacote de miojo qualquer sabor
Queijo parmesão ralado a gosto
4 col. de sopa de farinha de trigo
Sal a gosto
Azeite
Manjericão seco
Alho em pasta
Papel alumínio

Preparo

  1. Tempere os filezinhos ainda congelados com sal, alho em pasta e o manjericão seco. Regue com um pouco de azeite e coloque no microondas por alguns minutos (de 1 a 5) na função descongelar. Isto irá diminuir o tempo no forno e impedir o ressecamento.
  2. Coloque o miojo para ferver e não adicione o tempero pronto. Não usaremos nesta receita. Quando estiver quase pronto, desligue o fogo e deixe na panela com a água.
  3. Adicione as duas xícaras de leite em uma panela pequena. Acrescente a margarina e espere levantar fervura.
  4. Misture em um potinho à parte, as 4 colheres de farinha ao azeite (vá colocando aos poucos) até formar uma papinha mole. Ela servirá para dar o ponto no molho branco.
  5. Ligue novamente o fogo da panela do leite e acrescente aos poucos a misturinha de farinha e azeite. Misture sempre. Adicione sal a gosto. Se precisar, repita o passo 4 e acrescente mais da misturinha até chegar no ponto da sua preferência.
  6. Corte pedaços grandes do papel alumínio (aproximadamente uns 40 cm). Posicione-o em uma forma e vá colocando bem no meio os filezinhos, seguidos do miojo já escorrido, o molho branco e para finalizar, o parmesão ralado. Feche a trouxinha de papel alúminio, mas deixe uma frestinha para sair o vapor e dourar o queijo.
  7. Leve ao forno pré-aquecido (180 graus) por aproximadamente 30 minutos. Depende do poder do seu forno! Veja se o queijo está todo derretido e douradinho.
  8. Tira uma foto antes de saborear, hein? E me manda! joeyzinha@gmail.com 

domingo, 28 de agosto de 2011 1 comentários

Yakisoba, oba!




Este yakisoba foi assim, uma dádiva. A falta de grana no bolso me fez desistir de pedir pelo telefone e eu e um amigo decidimos encarar o fogão com a ajuda maravilhosa do site do Mais Você. A receita original está aqui e vale a pena conferir. Nós alteramos um pouco para ficar ao nosso gosto.

Tempo de preparo: 1h30
Grau de dificuldade: Médio
Serve 6 pessoas

Ingredientes para o macarrão
1 pacote família de miojo (equivale a uns 4 pacotes individuais)
2 col. sopa de óleo (eu uso o de canola, mas pode ser de soja ou que tiver em casa)
3 col. sopa de shoyu (molho de soja)
Óleo de gergelim a gosto

Se não encontrar o óleo de gergelim, dá para improvisar fritando umas 3 colheres de sopa de gergelim branco descascado em uma xícara de chá de óleo. Quando eles estiverem marronzinhos, basta coar, descartar o gergelim e usar o óleo. 

Ingredientes para o molho
3 col. sopa de óleo
1 bandeja de carne para strogonoff (filet mignon, alcatra ou coxão mole - com o filet fica mais macio)
1 bandeja de filet de peito de frango cortado em tirinhas
1 cebola cortada em cubos grandes (técnica "chega de choro" para cortar cebola aqui)
1/2 repolho branco cortado em quadrados grandes
2 cenouras cortadas em lâminas (pode ser naquela parte de 4 lâminas do ralador ou cortar em tirinhas na faca)
1 vidro pequeno de champignons fatiado (dá para fazer umas 3 lâminas com cada champignon)
5 folhas de acelga cortadas em quadrados grandes
1 pacote de brócolis congelado
1 molho pronto para yakisoba

Este molho pronto não é tão fácil de achar, testei fazer uma misturinha assim e deu certo:
2 xíc. chá de água
1 xíc. chá de shoyu
1 col. sopa de manteiga
3 col. sopa de maisena (com maisena é sempre bom dissolver em água antes de incorporar à receita)
Derreta a manteiga em uma panela, acrescente os demais ingredientes e deixe ferver para chegar na consistência de molho. Se quiser engrossar o molho, basta dissolver mais maisena e acrescentar aos poucos. Para afinar o molho, acrescente mais água e shoyu, com cuidado para não colocar shoyu demais e deixar salgado.
Preparo

  1. Cozinhe o macarrão conforme a embalagem. 3 minutos em água fervente. Escorra e reserve.
  2. Enquanto a água ferve, comece a preparar os legumes, as verduras e as carnes (lembre de temperar levemente as carnes com sal porque o shoyu é bem salgado).
  3. Refogue a carne vermelha em um fio de óleo de soja até não ter mais partes cruas e reserve.
  4. Refogue o frango em um fio de óleo de soja e reserve.
  5. Em uma panela grande, coloque a carne em tirinhas refogada, o frango em tirinhas refogado, a cebola em cubos grandes, o repolho em quadrados grandes, as cenouras em lâminas, os champignons fatiados, a acelga em quadrados grandes e o brócolis congelado. Acrescente o molho pronto para yakisoba. Leve ao fogo e deixe cozinhar até que os legumes estejam macios (quando a cenoura estiver macia, o resto já está bom).
  6. Em outra panela, coloque as 2 col. de sopa de óleo de soja e deixe esquentar. Jogue o macarrão e acrescente em seguida o óleo de gergelim (eu usei um vidrinho todo, uns 100ml) e frite o macarrão. Mexa por uns 5 minutos e desligue o fogo.
  7. Despeje o molho sobre o macarrão.
  8. Tire uma foto da sua obra prima e mande para joeyzinha@gmail.com


Aprecie com moderação. Vá por mim, um prato deste macarrão é mais que suficiente para encher a barriga.
 
;