sexta-feira, 30 de setembro de 2011 0 comentários

Arroz com Cenoura e Omeletinhos

É inspirado de leve na culinária oriental, mas a combinação dos ingredientes é toda minha. Acredita que fica otimo! E com tanta cenoura, até é bom pegar uma praia no dia seguinte. Vai ajudar a fixar o bronze!


Tempo de Preparo: 0h30
Grau de Dificuldade: Média
Serve: 4 pessoas

Ingredientes
1 cebola média
1 pitada de alho granulado
2 xícaras de chá de arroz branco
4 xícaras de chá de água
1 fio de azeite de oliva
1 cenoura ralada bem fininha
2 ovos
Salsinha e cebolinha picadas bem fininhas a gosto

Preparo
Pique a cebola e rale a cenoura;

Refogue a cebola no azeite de oliva até começar a ficar transparente e o cheiro ficar aquela coisa inconfundível e deliciosa;


Acrescente a pitadinha de alho e em seguida, acrescente o arroz e misture bem até todos os grãos estarem sujinhos de azeite;


Coloque as 4 xícaras de água e aproveite para tirar os grãozinhos de arroz que ficam nas bordas da panela;

Acrescente a cenoura ralada e espere a água secar. É bom fazer em fogo médio, hein. Senão queima o fundo da panela (fogo alto) ou vira uma papinha (fogo baixo). Deixe a panela tampada.


Em uma tigelinha pequena, misture os ovos com a salsinha, a cebolinha e uma pitada de sal. Bata os ovos com um garfo e despeje em uma figideira quente com azeite de oliva. Faça uma omelete bem fininha.

Corte a omelete em quadradinhos e incorpore no arroz.


Para dar um gostinho, pode colocar uma colher de manteiga e misturar bem. Lembre-se também de acrescentar sal e pimenta a gosto.
quinta-feira, 29 de setembro de 2011 0 comentários

Strogonoff de Minibis

A receita original é da Isabela Accioly. Mas é tão simples que ela falou uma vez e já decorei a receita toda e ainda modifiquei! A graça toda está na facilidade do preparo. Basta os ingredientes, uma tesoura e uma tigela. Nada mais. Preparo rapidíssimo.

Tempo de Preparo: 0h05
Grau de Dificuldade: Muito fácil
Serve 6 pessoas

Ingredientes
2 Minibis (150g)
1 lata de leite condensado (ou caixinha, tanto faz)
1 lata de creme de leite (ou o creme de leite fresco de 300g - foi o que eu usei)
1/2 embalagem do creme de leite de leite


Preparo
Em uma tigela grande, despeje o leite condensado e o creme de leite e misture bem.


Para tirar o que sobra na embalagem do leite condensado, eu desfaço as dobrinhas embaixo e empurro todo o líquido para fora e para o creme de leite, basta colocar leite na embalagem, fechar bem e chacoalhar para tirar todo o excesso.

Abra os Minibis e despeje com vontade dentro da tigela.


Deixe na geladeira por algumas horas e sirva bem gelado.

Confesso que também é minha primeira vez nessa receita e acabei de fazer. Fica uma delícia! Agora, se deixar muito tempo na geladeira, o Minibis encharca com o molho e fica chocho. Melhor deixar separado e misturar na hora. Fica a dica!
segunda-feira, 19 de setembro de 2011 2 comentários

Arroz Piamontese


Este é um prato que eu só comi no Ceará e é sempre uma delícia. Um arroz com mussarela e creme de leite que é uma perdição e cai muitíssimo bem com carnes vermelhas, mas até que vai com um franguinho. Meu irmão sempre foi louco por este arroz. Em todo restaurante que a gente ia, rolava uma porção dele. Até que eu aprendi a fazer e é sempre garantia de panela raspada aqui em casa. Agora, light ele não é não, mas vale a pena e é fácil de fazer. Pra que melhor?

Tempo de Preparo: 0h30
Grau de dificuldade: Fácil
Serve 4 pessoas

Ingredientes
2 xícaras de arroz branco
2 xícaras de vinho branco seco
2 xícaras de água
1/2 cebola picada
1 lata de creme de leite (se quiser ser fresco, pode comprar o creme de leite fresco, um frasco pequeno)
1/2 vidro de champignons fatiados
1/2 barra de queijo mussarela cortado em cubinhos
Manteiga a gosto
Sal a gosto

Preparo
Corte a cebola usando o método chuchu beleza "chega de lágrimas";
Refogue a cebola em uma colher de manteiga;


Acrescente as 3 xícaras de arroz branco cru e misture bem até ficarem molhadinhos;


Acrescente as 3 2 xícaras de vinho branco seco e acrescente mais 3 xícaras de água e deixe ferver com a panela tampada até secar o líquido quase todo (fica só um fundinho);
Vá colocando o queijo já picadinho em cubos e os champignons;

 

Acrescente agora o creme de leite e misture bem;


Tempere com sal a gosto e voilà! Bon apetit!


Dica
É bom comer na hora porque com o tempo, vai ressecando e vira uma massa grudenta. Mas, para tudo tem solução. Se ficar duro demais, se joga no leite e mistura no fogão de novo que fica cremosão.
terça-feira, 13 de setembro de 2011 3 comentários

Kit Kat Gigante Caseiro


Para quem tiver coragem de fazer em casa, vamos lá:

Tempo de Preparo: 1h
Grau de Dificuldade: Fácil
Serve 10 pessoas 

Ingredientes
3 Barras de Chocolate ao Leite de 500g
1 Pote de Nutella
2 Pacotes de Bolacha Wafer sabor chocolate
Papel Manteiga
Fôrma para Pão de Fôrma de Alumínio

Na foto também tem um Iô-Iô Crem, mas pela espessura decidimos pela Nutella.

Preparo



Forre a fôrma que irá usar com o papel manteiga. Isso vai ajudar na hora de desenformar o chocolate.


Separe os tabletes de 1 das barras de chocolate e posicione-os em um refratário. Leve ao microondas em potência média (não achei a média, foi do jeito normal mesmo) por 30 segundos. Depois é só mexer bem com uma espátula de silicone para não ficar com bolinhas.


Despeje o chocolate derretido na fôrma forrada com o papel manteiga e leve à geladeira por alguns minutos.


Passe a Nutella nas bolachas wafer e vá colocando em camadas em cima do chocolate durinho. Passe nas laterais também porque vai ajudar a "cimentar" o recheio. Eu fiz 2 camadas de 2 bolachas, mas acabou ficando pouco recheio e muito chocolate em volta. Sugiro que coloque 3 camadas de cumprimento (não de altura!) ou então colocar as bolachas no sentido inverso, deitadinhas ao invés de em pé, como eu fiz.

Derreta mais uma barra de chocolate no microondas do mesmo jeito. 30 segundos, depois mexe bem. Despeje sobre as bolachas. Se precisar repita o processo com a terceira barra. Eu precisei.

Leve ao congelador por alguns minutos, só para dar tempo de secar o chocolate.

Desenforme puxando o papel manteiga para fora da fôrma e vire sobre uma tábua. Cuidado nessa hora porque se colocar os dedinhos no papel manteiga para ajudar, ficam as marcas. Dá para ver aí nas fotos.
 

Agora é só cortar. Pegue uma faca grandona e afiada porque o troço é grande! A parte mais gostosa é quando chega na bolacha e faz um "creeeeeeec" super crocante. Melhor deixar cortado em fatias logo, pois depois que voltar pra geladeira, fica quase impossível de cortar.


Uma fatia cortada ficou assim:


O processo todo de fabricação do Kit Kat foi ótimo. Reuniu a família em casa, amigos e até a louça foi lavada no final. Todo mundo se animou e ajudou mesmo. Até porque precisávamos queimar as calorias de alguma forma, né? Foi uma super aventura. Desde comprar os ingredientes até o resultado final. Empolgamos tanto que fizemos um vídeo na hora de cortar. Não é nada elaborado, nem editado, mas dá pra ver que todo mundo a-do-rou o barulhinho na hora de cortar o chocolatão:


Já sei de gente que ia curtir muito trocar o tradicional bolo por um Kit Kat Gigante de aniversário. Deixa chegar fevereiro pra ver...
quinta-feira, 8 de setembro de 2011 0 comentários

Meu Subway favorito


Quando em comi um sanduíche desses pela primeira vez, em 2005, no exterior, foi uma coisa de louco. Eu não sabia nem escolher o que queria dentro. E nem tinha noção dos sabores. Acabava pedindo a opção de 30cm e dividindo com o ex-namorado, que fazia todas as escolhas. Era tanta almôndega que até hoje nunca mais comi essas malditas bolinhas de carne!

Depois que a Subway chegou ao Brasil, mais especificamente em Fortaleza, onde se alastrou sem dó nem piedade, tudo ficou muito bom. E agora eu vou dividir com vocês a minha opção preferida, criada em conjunto com o Frika do blog sen-sa-ção Frikadica.



Tamanho: 15cm
Pão: Parmesão e orégano
Recheio: Frango Teriaki (com um molho levemente picante) ou Frango Pizzaiolo (com pepperoni e molho de tomate)
Queijo: Cheddar
Salada: Tudo tudo tudo menos pepino (cebola roxa, alface, pimentão verde, picles, tomate, azeitona... vai o que tiver)
Molho: Chipottle (é um rosadinho, meio picante)
Temperos: Pimenta calabresa, orégano, azeite e sal

Experimentei o novo também de Frango com Cream Cheese, mas não tem pra ninguém, Teriaki e Pizzaiolo são nota 100. Hahaha!

Pedi um pizzaiolo hoje e é ele que ilustra este post.

Qual o preferido de vocês?
quarta-feira, 7 de setembro de 2011 0 comentários

Vatapá de Peixe e Camarão

Hoje foi o batizado da minha sobrinha Amanda. Depois da igreja, nos reunimos da casa da minha irmã para comemorarmos. Uma boa desculpa para reunir família e amigos e comer comida da boa. A ideia era fazer um vatapá, já que tinham uns camarões dando sopa. Eu já tinha feito antes esta receita, mas quando é para mais gente é sempre uma aventura. E lá fui eu para a cozinha. Imagina uma paulista fazendo vatapá para um monte de cearenses. Eles elogiaram e eu dei graças a Deus!

Na pressa do momento, não tirei nenhuma foto do prato. Espero que alguma das 3 ou 4 máquinas que estiveram por lá me mandem uma fotinha. E aí eu posto aqui com o maior prazer. Mas, por enquanto, só a receita mesmo. E é tão simples que até o pessoal de Santa Catarina que estava aqui anotou a receita.

Tempo de preparo: 0h40
Grau de Dificuldade: Fácil
Serve 4 pessoas

Ingredientes
5 Filés de peixe (eu prefiro os branquinhos, como tilápia)
5 Pães
Leite suficiente (Vai menos de 1L)
2 col. sopa de Azeite de dendê (Hoje em dia já é tranquilo encontrar nos supermercados. O pessoal do Sul me garantiu.)
1 vidro de leite de coco (200ml)
1 cebola
Cheiro verde a gosto (eu considero cheiro verde = salsinha + cebolinha, mas para os apreciadores de coentro, pode dispensar a salsinha)

Vai precisar também de uma panela grande e de um processador (o liquidificador até aguenta, mas dá pena do bichinho)

Preparo

  1. Embeba os pães no leite até ficarem encharcados e deixe de molho;
  2. Cozinhe o peixe já temperado com sal no vapor (pode ser na água mesmo) até ficar todo cozido;
  3. Descasque a cebola e junte com os pães e o cheiro verde. Bata no processador ou no liqui. Se for no liqui, vai aos poucos e acrescenta leite e dá uma mexidinha no fundo sempre que enroscar);
  4. Coloque a pasta batida na panela e ligue o fogo. Acrescente o vidro todo de leite de coco e incorpore;
  5. Acrescente o peixe cozido e continue mexendo até desmanchar todo. 
  6. Coloque 2 a 3 colheres do azeite de dendê e vá misturando até ficar bem amarelinho e está pronto!
É sério, gente. É só isso. Aí dá pra acrescentar camarão descascado junto com o peixe, que foi o que fiz hoje. Ainda tem a opção de fazer vatapá de frango. Aí é só cozinhar e desfiar o frango. É uma delícia. Me lembra muito as comidas deliciosas da pracinha da Gentilândia aqui em Fortaleza. Esta praça ainda rende um bom post.
terça-feira, 6 de setembro de 2011 1 comentários

Projeto Kit Kat gigante em casa

O chocolate Kit Kat fez uma breve passagem no Brasil uns anos atrás e depois sumiu sem deixar vestígios. Todo mundo sentiu falta. Na época que morei fora, sempre trazia pro pessoal de casa. Era uma febre. Meus irmãos são loucos por esse chocolate. Ele é muito mais que um Bis. Mas, assim, MUITO MAIS.

E eis que ele fez seu retorno triunfal em 2011. Voltou todo faceiro e só chega aqui em casa em caixas. Caixas que se acabam deveras rápido.

Um tempo desses, eu e minha irmã super mega doceira (o melhor brigadeiro do mundo é dela. Verei a possibilidade de compartilhar a receita) resolvemos fazer o Twix caseiro. Fizemos e deu certo. O tutorial que usamos foi desse pessoal aqui: The "Mothafuckin"Twix From Hell. Ficou bom demais, mas não tenho fotos para provar, uma pena.

Mas, com essa volta do Kit Kat, me empolguei para tentar reproduzi-lo em casa, em versão muito, muito grande. Aí, claro, pra ajudar, procurei quem já tivesse feito por aí e me deparei com este vídeo:


Tô louca pra tentar fazer em casa. Eu e minha irmã estamos vendo as possibilidades. Já pensamos em um recheio de Bis. Será que fica bom? Ou será melhor biscoito wafer de chocolate com camadas de Nutella? Dêem sugestões para a gente! O tamanho do nosso vai ser mais moderado. Vamos usar uma forma de pão de forma.

E o nome, como será que foi colocado lá? Também queremos ter o Kit Kat gravado no chocolate!

Podem deixar que quando este projeto andar, terá fotos e vídeos. Boto fé!
0 comentários

Retemperando o molho de tomate

Os molhos de tomate prontos de hoje em dia são até gostosos, mas tem jeito de deixar mais gostoso ainda. Eu aprendi a "retemperar" o molho de tomate em uma aula de culinária que fiz um tempo atrás e desde então só faço desse jeito. Fica uma delícia e é super simples de fazer.

Tempo de Preparo: 0h30
Grau de Dificuldade: Fácil
Serve 1 macarronada completa

Ingredientes
1 Molho Pronto da linha Pomarola Natural (tem vários sabores diferentes, todos uma delícia, gosto muito do de manjericão)
1 Lata de Tomates Pelados (são tomates italianos mais docinhos, já sem pele e prontos para darem um "up" no molho)
1 Cenoura lavada e cortada em pedaços grandes
1 Cebola sem casca cortada em pedaços grandes
1 maço de manjericão fresco lavado
3 tiras de bacon fatiado
1 punhado de azeitona preta (pode deixar com caroço)
Manteiga ou azeite a gosto
Alho frito a gosto
Sal a gosto
Pimenta do reino branca a gosto

Preparo
  1. Refogue os pedaços grandes de cenoura e cebola em azeite ou na manteiga em uma panela funda até começarem a ficar dourados;
  2. Acrescente o bacon e deixe fritar por uns 2 minutos, mexendo sempre;
  3. Jogue o pacotinho todo do molho de tomate e os tomates pelados. Vá mexendo e batendo com a colher para desfazer os tomates pelados, que já são bem molinhos;
  4. Acrescente a azeitona preta, o alho frito e o manjericão;
  5. Deixe ferver e vá tirando a espuminha estranha que se forma por cima do molho;
  6. Coe o molho e dispense tudo que foi usado (o sabor já ficou todo no molho);
  7. Tempere com sal e pimenta;
Pronto. Fica delicioso. Aí é só jogar por cima da massa ou da carne e correr pro abraço. Ainda estou sem foto desta receita. Mas, assim que tiver uma, altero o post e acrescento.

Dicas: Dá para incrementar mais ainda acrescentando tomates de verdade. Aí basta tirar a pele do tomate deste jeito aqui:



Depois de tirar a pele, tem que tirar todas as sementes e cortar em cubinhos pequenos, para se desfazer no molho. Aí basta colocar no molho. 

Também é fácil transformar em molho bolonhesa. Basta refogar 1 bandejinha de carne moída com cebola picadinha, esperar secar toda a água que solta (dá para colocar um pouco de vinho branco seco também, fica uma delícia) e temperar com o que quiser (bacon, alho, azeitonas...) e misturar com o molho de tomate.
sexta-feira, 2 de setembro de 2011 0 comentários

Bolinhos de Arroz com Salame


Enquanto eu postava a receita lindona de ontem (Hamburguer Divino), cortesia do Henrique, o Márllon estava postando fotos dessa delícia de bolinho de arroz no Facebook. E ainda colocou a receita lá pra quem quiser tentar.

Bolinho de arroz é o típico prato "Retô D'Ontée" (sobras de ontem). Ha ha ha! Aproveite aquela sobra de arroz que ia acabar indo pro lixo para fazer um lanchinho ou um acompanhamento pro jantar. Ou quem sabe pro almoço do dia seguinte... Tudo é possível. Tudo se transforma.

Então, vamos lá:

Tempo de Preparo: 0h20
Grau de Dificuldade: Fácil
Serve 2 pessoas

Ingredientes
1 xíc. chá de arroz cozido
3 col. sopa de leite
1 ovo batido
2 col. sopa de queijo ralado
4 col. sopa de farinha de trigo
1/2 col. sopa de salsinha picada (Olha esse vídeo ensinando o truque de picar salsinha. Salva vidas.)
3 fatias de salame picado
1/2 col. chá de AJI-NO-MOTO ou 10 pitadas

Preparo

  1. Misture todos os ingredientes.
  2. Faça bolinhos com a ajuda de uma colher de sopa e jogue no óleo quente para fritar.
quinta-feira, 1 de setembro de 2011 1 comentários

Hamburguer Divino


Durante a minha farra gastronômica de ontem (Franguinho Gourmet e Pão de Coco do Alegria) me deparei com essa foto de dar água na boca no Facebook do Henrique. Apesar de já ter comido (e muito), fiquei com vontade e juro que vou testar em breve.

É um snack light, gostoso e saudável. Isso sem falar que é super simples de fazer. Quando comentei a foto no Facebook, ele liberou a receita pro blog e aqui está:

Tempo de Preparo: 0h20
Grau de Dificuldade: Fácil
Serve 1 pessoa

Ingredientes
2 Hambúrguers de peito de peru
1 Fatia de peito de peru defumado light
1 Fatia de queijo coalho
Molho de Tomate
Mostarda
Folhas de rúcula

Preparo

  1. Grelhe o hambúrguer em uma frigideira antiaderente sem óleo. Reserve.
  2. Na mesma frigideira, coloque as fatias de peito de peru para dar uma tostadinha leve. Coloque em cima do hambúrguer.
  3. Derreta o queijo coalho na mesma frigideira e coloque por cima do hambúrguer já as fatias de peito peru.
  4. Na frigideira suja, coloque o molho de tomate e acrescente uma pitadinha de mostarda e umas folhinhas de rúcula.
  5. Coloque por cima do queijo coalho e enfeite com folhas de rúcula fresca.
Mais um detalhe: além de light, gostoso e saudável, esse lanche também economiza louça. Só suja uma frigideira! Que maravilha!
 
;