quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Primeiros passos na cozinha

Bem vindos! Esta é a primeira postagem de muitas que virão.
Só para contextualizar, uma apresentação da minha vida na cozinha:
Dei os primeiros passos com as receitas da revistinha extinta do Alegria. Ainda sei a receita que fazia decorada e vou postar aqui assim que fizer de novo pra poder tirar fotos!
Mais alguém lia?

Pois bem. Anos se passaram e minhas aventuras na cozinha se resumiam a incrementar miojos e a copiar a receita de brigadeiro da minha irmã mais velha. Depois voltei com a cocadinha da minha avó paterna, que é uma delicinha e foi feita semana passada. Mas, olha, pesa na balança!

Aí, morando sozinha no exterior, descobri as graças do cogumelo fresco. Meus miojos ficaram mais incrementados ainda. Água na boca só de lembrar dessa época delícia. Era tanto atum, tanto creme de leite, tanto cogumelo... 

Voltei pro Brasilzão e resolvi me arriscar depois que vi um livrão de receitas de uma das minhas melhores amigas. O livro era este aqui e claro, comprei e testei várias receitas:


Depois do livrão, veio o curso de culinária com todo o apoio materno. Fiz um de Primeiros Passos na Cozinha no Centro de Culinária Alteza em Fortaleza. Ainda rolam cursos de culinária no local, mas não é mais Alteza, agora lá é Centro de Formação Gastronômica Mattu Macêdo (R. Tibúrcio Cavalcante, 1510).
Neste curso, aprendi o basicão mesmo. Era arroz, feijão, macarrão, pudim, torta de limão, baião de dois, medalhões de filet, vatapá, molhos e tantas outras coisas deliciosas. Dos deuses.

Me fiz na cozinha depois do curso. Era um tal de aprender os nomes dos utensílios e sair comprando tudo sem nem saber usar. Comprei até aqueles de tirar o centro da maçã. Até hoje só usei pra ver como era. Pelo menos conheci nesta época o utensílio da minha vida. A gente se complementa. Eu na cozinha sem um fuet nas mãos... sou ninguém. 

Fuet... é um batedor de ovos, mas serve pra tanta coisa!

Foi assim. Desta época pra cá, queimei algumas coisas, estraguei outras, fiz minha família comer e fazer que gostou de muitas gororobas, mas, fui achando o ponto certo. 

Nos últimos 15 dias, estive em Aracaju visitando meus pais. Minha mãe está voltando a se aventurar como dona de casa depois de longos anos de trabalho fora de casa. E está se saindo super bem. Passei muito tempo na cozinha com minha mãe e fizemos receitas maravilhosas! Ela gostou tanto que me pediu algumas receitas. Eu acabei de enviar! Enquanto estava escrevendo, pensei em registrar todas as receitas que testo e gosto em um blog. Assim, não só compartilho, mas salvo para mim mesma. Blogger, você não tire minhas receitas do ar, hein? Fico me imaginando velhinha pesquisando minhas receitas no blog. É o novo Livro de Receitas!

Então aqui vai ser assim: para postar, é preciso ter foto. As receitas em sua maioria não são de minha autoria. Sempre que lembrar de onde tirei, vou colocar os devidos créditos. E vamos pra cozinha!

Um comentário:

Biessa disse...

Adorei!
Estou me animando em começar um livro de receitas virtual no chezbiessa.blogspot.com :)
Mas só a partir de 08/09, quando me torno uma dona de casa oficialmente. HAHAHA
Bj

 
;