terça-feira, 4 de outubro de 2011

Hommus pra todo pão


Hommus é uma das delícias mais delícias da culinária árabe. Até hommus de fast-food é bom. Eu sempre gostei e nunca soube nem do que era feito. Até que descobri a maravilha dos sites de receita online e consegui reproduzir em casa. Aliás, ficou melhor ainda porque dá para controlar direitinho os temperos de acordo com o meu delicioso gosto.

Pra quem não conhece, hommus é aquela pastinha bege, meio amarelinha que vem acompanhada com o pão árabe. Aí é só ficar cortando pedacinhos do pão, passar hommus por cima e nhaaaaac!

Na Inglaterra tinha até para vender pronto nos supermercados. Eu fazia a festa. Mas agora, pra que, né? Basta ter uma panela de pressão, escorredor e um processador que eu arraso. Vamos à receita!

Esta receita é uma adaptação da receita do Cybercook. Segue aqui se quiser ver a de lá!

Tempo de Preparo: 2h
Grau de Difiiculdade: Médio
Serve 6 pessoas

Ingredientes
1 saquinho de 400g de grão de bico (fica perto dos milhos e pipocas no supermercado)
1/2 vidro de azeite (não precisa ser extra virgem nem nada)
2 col. sopa de pasta de alho
2 col. sopa de sal refinado
1/2 limão espremido
4 col. sopa de Tahine (é uma pasta de gergelim árabe, normalmente tá perto dos temperos)




Preparo
Deixe o grão de bico de molho em água quente por mais ou menos 2h (o certo é deixar de um dia pro outro, mas eu sou impaciente e gosto de ter tudo na hora). Não esquece de cobrir com um pano de prato pra não entrar bicho.

Cozinhe o grão de bico com a água que ficou de molho na panela de pressão. Pode deixar cozinhar um tempão depois de pegar pressão. Tem que ficar bem molinho. Eu deixei uma meia hora depois de pegar pressão.


Antes de escorrer, é bom testar pra ver se está no ponto. Pegue uma bolinha do grão de bico e amasse com os dedos para ver se está macia. Se estiver, escorra.


Agora é só jogar tudo no processador ou no liqui (se for potente) e bater bem. Segue a sequência: Primeiro coloca o grão de bico, depois o tahine, em seguida o alho, o limão espremido e por último o azeite. Não coloque o 1/2 vidro de uma vez. Bom é ir batendo e ver o quanto vai precisar. Eu usei um pouco menos que 1/2 vidro. Tem que ir acrescentando até as bolinhas se desmancharem todas. Se precisar, abre o processador e dá uma mexida com uma colher para mudar as coisas de lugar e deixar o que precisa ser batido mais pertinho das lâminas.


Prova o sabor também antes de tirar do processador. Se precisar, retempera. Se estiver bom, passa para uma tigela grande, regue com azeite de novo (fica tão bonito!) e cubra com filme plástico. Aí é só levar pra geladeira e esperar esfriar.


Se você não quiser esperar, come quente mesmo que também é bom! Hahaha!

Nenhum comentário:

 
;